O que são drones? Onde eles costumam ser usados?

O drone é um equipamento capaz de voar e é manobrado através de um controle remoto. Nos últimos meses os drones tem chamado mais atenção e eles são equipados para resistir a vários tipos de trabalhos, incluindo os mais pesados e também em ambientes de difícil acesso.

 

Tais aparelhos se tornaram comuns entres os serviços militares e também de vigilância. No entanto, não somente em trabalhos de alto risco os drones costumam ser utilizados. Eles também podem ser usados por fotógrafos, cinegrafistas, resgates e também limpeza de materiais tóxicos.

Os drones, pequenas aeronaves não tripuladas, no Brasil, são conhecidos também pela sigla VANT (veículo aéreo não tripulado) ou ainda UAV (Unmanned Aerial Vehicle, na tradução em inglês), mas o apelido norte-americano fixou-se melhor nas notícias. Trata-se de um “avião” ou “helicoptero” controlados remotamente – com o perdão da redundância – porcontroles remotos.

Origem

Originalmente, os drones tinham como objetivo permitir que soldados vigiassem ou até mesmo atacassem uma determinada região. O equipamento era usado para não expor nenhum dos soldados, já que assim, evitaria que alguma vida fosse perdida.

As primeiras experiências de aeronaves não tripuladas aconteceram na década de 60, através da Marinha dos EUA. Na epoca, a necessidade imediata era poder usar uma arma letal ou um observador preciso sem ter de arriscar a vida de um ou dois soltados. Como em quase todas as experiências iniciais, a missão falhou. Apesar dos testes, a força aérea norte-americana admitiu o uso dos VANT somente em 1973.

Inicialmente utilizando câmeras para reconhecimento do terreno e, posteriormente, equipados com armas de foto, os drones ganharam espaço e respeito entre os exercitos. A partir dos anos 80, os drones ficaram mais conhecidos e usados. Os drones se tornaram armas poderosas ao serem usados pela força aérea de Israel contra a força aérea síria em 1982. É correto afirmar que a utilização de drones no campo de batalha é a forma mais segura de reconhecer o perímetro de guerra; mesmo que abatido, o seu “piloto” está a salvo.

Utilizações

Limpeza ambiental: Os drones podem ser usados para chegar a lugares em que o homem corre algum risco, como na remoção de materiais radioativos. No Japão, por exemplo, drones foram usados para capturar imagens do interior de reatores danificados durante o acidente de Fukushima. As imagens não poderiam ser feitas por humanos, já que nenhum sobreviveria nestes locais. As imagens puderam informar a real situação dos reatores.

Imagens: Os drones estão sendo cada vez mais usados para capturar imagens aéreas, principalmente em locais de difícil circulação. Recentemente, durante as manifestações que aconteceram em São Paulo, um drone sobrevoou a multidão para captar imagens. As emissoras de Televisão também tem investido nesta tecnologia, algumas ainda que com serviço terceirizado. Mas o drone, hoje, faz-se equipamento quase que obrigatório para uma equipe de filmagem, sendo ele o responsável por captar aquelas imagens aéreas que antes só eram possível com a utilização de helicópteros. E concenhamos que um drone é imensamente mais barato que um helicóptero.

Uso militar: O velho conhecido do mundo militar continua atuante. Há drones que são usados para bombardear alvos, eles voam em áreas pré-determinadas e soltam bombas e mísseis sobre os alvos. Para o uso militar, podemos encotrar a melhor tecnologia aplicada sobre os VANT, é lá que temos os equipamentos aprimorados e também os maiores drones.

Distribuição de alimentos e remédios: Com grande capacidade de chegada a lugares hostis e remotos, os drones são também usados para levar comida e medicamentos a lugares inacessíveis por terra. Na África, por exemplo, vilarejos recebem alimentos e remédios através de equipamentos voadores. Fato que pode salvar várias vidas.

POR: Rafaela Pozzebon

Comentários

Comentários

Was this article helpful?

Related Articles